Foi oficializada a criação do Campus da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) que será o primeiro do município de Canaã dos Carajás. Antes vinculada a parcerias temporárias, a criação do campus garante a permanência definitiva da universidade e amplia o potencial de oferta de cursos e projetos de pesquisa para a região.
A consolidação é fruto de uma cooperação técnica entre a Unifesspa e a prefeitura de Canaã dos Carajás. O objetivo da parceria é fortalecer o ensino, a pesquisa e extensão, garantindo que o crescimento econômico do município seja acompanhado pelo desenvolvimento social e pela qualificação profissional da população.
Viabilizada via convênio com a prefeitura, a instituição atua desde 2019 em Canaã por meio do Polo de Ensino, Pesquisa, Extensão, Tecnologia e Inovação de Canaã dos Carajás (PEPETI), que já ofertou cursos como Agronomia, Letras, modalidades de Engenharia e Jornalismo, e atualmente oferta Engenharia Florestal, Física, Matemática, dentre outros.
Em 2024 a Unifesspa recebeu o prédio custeado pelo poder público municipal por meio de recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Sustentável (FMDS) para oferecer suporte acadêmico e administrativo adequado a alunos, docentes e técnicos enquanto polo.
A parceria entre a prefeitura e a Unifesspa garantiu a oferta de 14 cursos de graduação e atendeu mais de 400 acadêmicos. A oficialização do campus é vista como um passo estratégico para o processo de interiorização do ensino superior público federal, permitindo que estudantes da região tenham acesso à formação acadêmica sem a necessidade de deslocamento para outros municípios.
(Texto: Ascom Canaã. Foto: Diego Barbosa)
