Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
Redenção

PM de Xinguara se mobiliza para convencer homem armado a se entregar

Um homem em aparente surto psicológico permanece trancado dentro de uma residência no bairro Jardim Tropical, em Xinguara, no sul do Pará, desde pelo menos a última terça-feira (06), segundo informações repassadas por familiares e amigos. O caso mobiliza forças de segurança desde a madrugada desta sexta-feira (9).

De acordo com a Polícia Militar, o homem está de posse de uma arma de fogo e se recusa a sair da casa. Por conta do risco, a área foi isolada e moradores foram orientados a não se aproximarem do local.

Uma guarnição da Polícia Militar realiza o isolamento e atua nas tentativas de negociação. Segundo a PM, o objetivo principal é preservar a integridade física do homem, dos policiais e da população.

Equipes especializadas da Polícia Militar de Redenção e de Marabá também foram acionadas e estão em Xinguara desde a madrugada. As equipes tentaram conversar com o homem, porém sem sucesso até o momento.

Drones estão sendo utilizados para monitoramento da área, devido à baixa visibilidade e à dificuldade de acesso ao imóvel, que chegou a ficar sem energia elétrica.

Durante uma tentativa de entrada no quintal da residência, os policiais relataram ter ouvido um barulho semelhante a um disparo de arma de fogo, o que levou à interrupção da ação e à adoção de uma postura defensiva até o amanhecer do dia.

Outro fator que dificulta a operação é a presença de um cachorro de grande porte e comportamento agressivo na residência. A polícia informou que busca alternativas para neutralizar o animal sem causar ferimentos, priorizando a segurança dos militares e do próprio animal.

A expectativa é de que uma equipe do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), vinda de Belém, chegue a Xinguara a qualquer momento para reforçar a negociação e tentar resolver a situação de forma segura.

Segundo informações preliminares, o homem teria conhecimento e treinamento no uso de armamentos, o que aumenta a complexidade da ocorrência. A Polícia Militar segue utilizando megafone para tentar contato e negociação.

(A Notícia/Roney Braga com informações da PM. Foto: divulgação)