A Polícia Federal realiza, nesta terça-feira (13), uma nova fase de uma operação que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa suspeita de desvio de emendas parlamentares, além de corrupção e lavagem de dinheiro. O deputado Félix Mendonça Jr. (PDT-BA) é o principal alvo.
A operação teve o apoio da Controladoria Geral da União (CGU) e da Receita Federal nas investigações.
Ao todo, estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão, expedidos pelo ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília (DF) e nas cidades de Salvador, Mata de São João e Vera Cruz, localizadas na Bahia. Esta é a nona fase da operação.
Todos os endereços onde foram cumpridos mandados de busca nesta terça são relacionados ao deputado, como residências e escritórios.
Não é a primeira vez que o deputado é alvo da PF. Em junho do ano passado, na quarta fase, policiais federais cumpriram mandados contra Félix Mendonça Jr, o assessor dele e prefeitos de municípios baianos.
Dois prefeitos afastados dos cargos foram presos em flagrante durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão.
O STF determinou o bloqueio de R$ 24 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas. O objetivo é interromper a movimentação de valores de origem ilícita.
(Por Fábio Amato, Monica Melo, TV Globo e g1 — Brasília e Salvador. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
