O baixo nível do rio Araguaia em pleno período chuvoso deixou os moradores de Caseara, na região oeste do Tocantins, em alerta. Imagens aéreas mostram que diversos bancos de areia têm aparecido na área que deveria estar coberta por água.
De acordo com Paulo Roberto Ferreira da Mata, secretário do Meio Ambiente e Turismo do município, a situação tem se agravado ao longo do tempo. “Isso não é comum. Está piorando cada vez mais. Infelizmente, este ano está muito pior”, afirmou.
O secretário informou que o nível Araguaia está subindo aos poucos. A pasta tem adotado medidas para lidar com a crise. “Nós temos várias ações para a proteção do meio ambiente nas nossas proximidades. Principalmente de reflorestamento, comentou”.
A reportagem questionou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem. Já Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) informou, por se tratar de um rio de domínio da União, a gestão dos recursos hídricos é de responsabilidade da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que acompanha os dados hidrológicos e coordena ações em situações de escassez.
Imagens divulgadas pela página Aruanã 360, é possível ver que diversas ilhas têm se formado no meio do rio. Em alguns trechos, a areia chega a formar uma estrada onde antes só era possível passar de barco.
O Araguaia é um dos maiores rios do Brasil. São mais de 2 mil quilômetros passando por quatro estados. Seu volume é formado pelo desaguamento outros rios menores ao longo de toda sua extensão.
(Por Brenda Santos, g1 Tocantins. Foto: Reprodução/Aruanã 360)
