Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026
Redenção

Santana do Araguaia ganha reforço em seu sistema elétrico com a instalação de três religadores automáticos

Com investimento de R$ 300 mil, Equatorial Pará visa modernizar a rede, reduzir o tempo de interrupções e ampliar a qualidade do fornecimento no município

A Equatorial Pará iniciou na segunda quinzena de janeiro a instalação e o comissionamento de novos religadores automáticos no município de Santana do Araguaia, no sul do Estado. O investimento, da ordem de R$300 mil, faz parte do plano de modernização da rede elétrica do município e tem como principal objetivo aumentar a confiabilidade do fornecimento de energia para a população local. Dos três equipamentos, já foram comissionados dois e a previsão é realizar o comissionamento do terceiro religador até o final do mês de janeiro.

Os religadores são equipamentos inteligentes capazes de identificar falhas momentâneas na rede e restabelecer, de forma automática, o fornecimento de energia em poucos segundos, sem a necessidade de intervenção manual. Com isso, há redução no número e na duração das interrupções, além de maior agilidade no atendimento às ocorrências.

Já o comissionamento é a etapa final do processo de implantação dos equipamentos e consiste na realização de testes técnicos, ajustes e configurações que garantem o pleno funcionamento dos religadores em campo, assegurando que eles operem de forma automática, segura e integrada ao sistema elétrico. Com a obra, pouco mais de 1.500 clientes que residem nas Vilas T do Pau Brasil, Casa de Tábua do Pau Brasil e Estrela do Maceió serão beneficiados.

De acordo com o executivo de Manutenção da Equatorial Pará, Aloisio Faleiros, a iniciativa representa um avanço importante para o município. “A instalação e o comissionamento desses religadores, em Santana do Araguaia, reforçam a confiabilidade do sistema elétrico e trazem benefícios diretos para os clientes. São equipamentos modernos que permitem respostas mais rápidas às falhas, melhorando a continuidade do fornecimento e a qualidade do serviço prestado à população”, destaca.

Segurança – O investimento também contribui para a segurança da rede e para o desenvolvimento do município, beneficiando residências, comércios e serviços essenciais. A Equatorial Pará segue ampliando ações de modernização para o fortalecimento do sistema elétrico em diversas regiões do Estado, com foco em eficiência, segurança e qualidade no fornecimento de energia.

(Equatorial Pará. Foto: divulgação)