O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (23) que o mundo vive um momento “muito crítico” do ponto de vista político e disse que a Carta das Nações Unidas (ONU) está sendo “rasgada”, com a prevalência da chamada “lei do mais forte” nas relações internacionais.
Segundo Lula, o cenário global tem sido marcado pelo enfraquecimento do multilateralismo e pelo avanço de posturas unilaterais, fenômeno que, na avaliação dele, se reflete tanto em crises recentes na América Latina quanto em mudanças políticas em países centrais.
Lula também fez críticas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Nesta semana, no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, Trump discursou perante líderes europeu e ressaltou o desejo dos EUA em se apoderar da Groenlândia, território dinamarquês. Ele também anunciou um Conselho para paz em Gaza, com fotos de resorts de luxo na região.
As falas de Trump foram vistas com receio pela comunidade internacional.
“Estamos vivendo um momento muito crítico na política mundial. O multilateralismo está sendo jogado fora pelo unilateralismo. Está prevalecendo a lei do mais forte. A Carta da ONU está sendo rasgada”, afirmou o presidente durante evento do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra em Salvador.
Lula citou eleições recentes em países da América Latina, em que candidatos da direita saíram vencedores, além da eleição do presidente Donald Trump nos Estados Unidos, como parte de um contexto mais amplo de instabilidade democrática.
Para o presidente, o cenário atual contraria a agenda de reformas defendida pelo Brasil desde seu primeiro mandato, em 2003, especialmente a ampliação do Conselho de Segurança da ONU com a entrada de novos países.
“Em vez de corrigir a ONU, como a gente reivindica desde 2003, com a entrada de novos países — como México, Brasil e países africanos — o que está acontecendo é que o presidente Trump está fazendo uma proposta de criar uma nova ONU, como se ele sozinho fosse o dono da ONU”, disse.
(Por Maria Eduarda Caldo, g1 — Brasília. Ricardo Stuckert / PR)
