A Chinalco, amplamente reconhecida como a maior empresa de alumínio do mundo em termos de produção e capacidade, e a Rio Tinto concluíram a aquisição da CBA (Companhia Brasileira de Alumínio), avaliando a maior produtora de alumínio da América Latina em R$ 10,7 bilhões em enterprise value.
O acordo foi concretizado por meio das duas empresas, que será controlada pela Chinalco. O empreendimento será instalado em Rondon do Pará.
A joint venture adquiriu 68,6% de participação do Grupo Votorantim na empresa e planeja realizar uma OPA para comprar os 31,4% restantes.
Esse negócio é a maior transação no setor de alumínio do Brasil nos últimos 15 anos. A negociação mais significativa anterior foi registrada em 2010, quando a Hydro adquiriu os negócios de alumínio da Vale por US$ 5 bilhões.
Para a Chinalco, esse movimento marca sua entrada no mercado latino-americano ao assumir o controle da principal empresa do setor na região. A aquisição inclui uma operação verticalizada que engloba desde a mineração e o refino de bauxita até a fundição e a fabricação de produtos de alumínio primário.
(www.expernews.com/. Foto: divulgação)
