Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026
Redenção

Rei Charles III diz que recebeu notícia sobre prisão de Andrew com ‘preocupação’, mas apoia ação da polícia

O rei Charles III do Reino Unido se pronunciou sobre a prisão do irmão mais novo, o ex-príncipe Andrew, nesta quinta-feira (19). Em comunicado oficial divulgado à imprensa, o monarca disse que recebeu com “profunda preocupação” a notícia, mas que “a lei deve seguir seu curso”.

No dia 9, após a abertura da investigação policial contra Andrew sobre os supostos documentos confidenciais enviados por ele a Epstein, o Palácio de Buckingham afirmou em comunicado que estava pronto para oferecer apoio ao trabalho de apuração caso fosse solicitado.

Pouco antes, no mesmo dia, o príncipe William e a princesa Kate Middleton também declararam estar “profundamente preocupados” com as revelações do caso.

O ex-príncipe Andrew foi preso em sua casa nesta quinta-feira (19) pela polícia do Reino Unido em meio a investigações sobre possíveis ligações com o criminoso sexual Jeffrey Epstein, informou a rede britânica “BBC”.

A polícia do Vale do Tâmisa informou que prendeu um homem na casa dos 60 anos sob suspeita de má conduta no exercício de cargo público após “avaliação minuciosa”, e que mantém o suspeito sob sua custódia. No entanto, não mencionou explicitamente o nome de Andrew sob justificativa de proteger a identidade do preso.

A prisão de Andrew Mountbatten-Windsor, que completou 66 anos nesta quinta, ocorre cerca de uma semana após a polícia do Reino Unido ter aberto investigação para apurar se o ex-príncipe enviou relatórios confidenciais a Jeffrey Epstein enquanto servia como representante especial do Reino Unido para o Comércio Internacional.

Segundo a “BBC”, caso o ex-príncipe seja considerado culpado de má conduta no exercício de cargo público, ele poderia ser condenado à prisão perpétua.

(Por Redação g1. Foto: Kai Pfaffenbach/REUTERS)