Domingo, 4 de maio de 2025
Redenção

Versão 2.1 do Selo Verde-Pará vai fortalecer rastreabilidade e combater desmatamento

O Governo do Pará, em parceria com a Amazon e a Amazon Web Services (AWS), lança nesta quinta-feira (04) a versão 2.1 do Selo Verde-Pará. A plataforma oferece com transparência informações de rastreabilidade da cadeia produtiva da pecuária em todo o território paraense. É a mais atual estratégia de divulgação da situação ambiental das propriedades e sua produção.

O Pará foi o primeiro estado brasileiro a implementar um sistema público com essas informações, ainda em 2021. A criação da plataforma teve a cooperação do Governo do Pará e do Centro de Inteligência Territorial (CIT), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A Amazon e a AWS também estão financiando a integração do CAR 2.0 à plataforma Selo Verde. O CAR 2.0 é um novo sistema automatizado de registro de propriedades, que acelera a validação das informações de autorrelato ambiental de uma propriedade. Ele fornecerá uma maneira rápida de validar a conformidade ambiental de propriedades rurais – um passo obrigatório para implementação do Programa de Regularização do Código Florestal. (Agência Pará).