Quinta-feira, 14 de agosto de 2025
Redenção

Equatorial é campeã de reclamações no Procon de Marabá em 2024

Muito além de defender os direitos do consumidor, a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) é também um ambiente de escuta ativa e acolhimento para quem a procura. Em Marabá, o órgão atende de 20 a 30 pessoas por dia em um espaço que recebe reclamações e desabafos do marabaense.

“Em 2024 tivemos um grande volume de atendimentos”, adianta Zélia Souza, coordenadora do Procon em Marabá. Conforme ela, no ano passado foram 2.890 consumidores atendidos pela entidade pública. O número representa uma média de 240 atendimentos por mês.

E dos mais de dois mil atendimentos de 2024, a campeã de reclamações é a Equatorial, concessionária de energia elétrica que atende o Pará. “Hoje, 70% das reclamações são contra a Equatorial. Para se ter uma ideia, de oito audiências, quatro são referentes a ela”.

Devido ao aumento na demanda de reclamações relacionadas à prestação de serviço da Equatorial, a parceria entre o Procon e o MPPA se fortaleceu. Zélia aponta que o marabaense não sofre apenas com faturas abusivas, mas com valores que triplicam de forma repentina em relação ao consumo habitual, falhas de distribuição, troca de transformadores, entre outros exemplos.

(Correio de Carajás/ (Luciana Araújo). Foto: Luciana Araújo)