A Prefeitura de Goiânia criou um gabinete de crise para lidar com os estragos causados por temporais na cidade. Conforme a prefeitura, o gabinete funcionará junto à Defesa Civil do Estado de Goiás, e atuará em emergências e soluções definitivas, como obras de drenagem.
O anúncio foi feito na quarta-feira (15). A Prefeitura informou que a Marginal Botafogo, que corta a cidade de norte a sul, é um ponto de atenção devido aos frequentes alagamentos. Após as chuvas de terça-feira (14), parte do muro de contenção da via desmoronou. No mesmo dia, uma mulher foi flagrada tentando resgatar o carro que ficou preso na água.
O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas (Cimehgo), André Amorim, explicou que o Cimehgo conta com pluviômetros instalados em locais estratégicos, como a Câmara Municipal, Praça do Avião, Setor Jaó, Vila Pedroso, Autódromo, Jardim Mariliza, região noroeste e Conjunto Vera Cruz. Esses equipamentos permitem a emissão de alertas rápidos sobre chuvas, possibilitando respostas imediatas.
O prefeito de Goiânia aproveitou a ocasião para pedir à população que evite sair de casa durante as chuvas e, caso isso não seja possível, procure abrigo seguro e não se arrisque em situações de perigo.
(Por Thauany Melo, g1 Goiás. Foto: Wildes Barbosa/O Popular)