Domingo, 4 de maio de 2025
Redenção

Professores suspendem greve no Pará após governador assinar compromisso de revogar a lei que altera educação

Os professores da rede estadual de ensino, que estavam em greve desde o dia 23 de janeiro, decidiram suspender o movimento. A decisão ocorreu durante uma assembleia geral realizada nesta segunda-feira (10) no Sindicato dos Bancários, em Belém.

A suspensão da greve foi definida após o magistério aceitar o termo de compromisso assinado pelo governador Helder Barbalho (MDB/PA), no qual ele se compromete a revogar a Lei 10.820/2024, que altera o funcionamento do Sistema de Ensino Modular Indígena (Somei).

O Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Pará (Sintepp), informou que a suspensão foi aprovada por ampla maioria e apesar da decisão de suspensão da greve, os educadores decidiram por manter a manutenção do estado de greve.

Ainda segundo o órgão, os profissionais da educação que decidiram pela greve, retornam às salas de aula nesta terça-feira (11) em mobilização permanente, com rotina de reuniões e monitoramento até a revogação da lei e o cumprimento do acordo.

O Sintepp também informou que os educadores programaram uma paralisação, além de um ato público para o dia 18 de fevereiro, data em que a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) deverá votar pela revogação da lei.

(Por Thaís Neves, g1 Pará — Belém. Foto: Reprodução Sintepp)