Sábado, 3 de maio de 2025
Redenção

Para manter a segurança, Seap iniciou operação nos presídios do Pará

Garantir a tranquilidade dos servidores e o controle total do sistema carcerário paraense, com impactos diretos na segurança pública, são os principais objetivos da operação Revista Geral, iniciada na quarta-feira (1º) pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

As 54 unidades penais sob responsabilidade da secretaria passarão por uma ampla e minuciosa fiscalização até o dia 5 de maio. O estado de alerta será intensificado durante todo esse período.

Embora a ação ocorra de forma simultânea em todo o estado, o foco principal está no Complexo Penitenciário de Santa Izabel do Pará, localizado na Vila de Americano, na Região Metropolitana de Belém. O local concentra a maior população carcerária do estado, exigindo maior atenção da Seap.

Para garantir a efetividade e segurança da operação, a Seap mobilizou equipes do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) e do Comando de Operações Penitenciárias (COPE), que deram suporte aos demais policiais penais envolvidos na revista de celas e blocos. Cerca de mil policiais participam diretamente da operação durante os quatro dias de ações preventivas.

Coordenada pela Secretaria Adjunta de Gestão Operacional (SAGO), liderada por Ringo Alex Rayol Frias, a ação teve sua primeira etapa acompanhada in loco pelo gestor, além do coronel PM Odenir Margalho, diretor da Administração Penitenciária (DAP); Bruno Pinheiro, corregedor da Seap; representantes da Assessoria de Segurança Institucional (ASI); e diretores das unidades prisionais do Complexo.

(Agência Pará/Márcio Sousa / NCS Seap Pará. Foto: Nucom / Sea)