As inscrições para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) começaram nesta quarta-feira (2) e seguem abertas até as 23h59 do dia 20 de julho, no horário de Brasília. Considerado o “Enem dos Concursos”, o processo seletivo reúne oportunidades em diversos órgãos da administração pública federal.
Ao todo, são ofertadas 3.652 vagas de níveis médio e superior distribuídas em nove blocos temáticos. A seleção será organizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e contará com aplicação de provas em 228 cidades do país.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da FGV. No momento do cadastro, o candidato precisa optar por um dos blocos temáticos, indicar os cargos e especialidades de interesse dentro do bloco escolhido e selecionar a cidade onde deseja realizar as provas. Também é necessário preencher um questionário socioeconômico, sem impacto na classificação.
A taxa de inscrição é de R$ 70,00 e deve ser paga até 21 de julho por meio de Pix, boleto bancário, cartão de crédito, carteira digital ou presencialmente em bancos, lotéricas e agências dos Correios.
Isenção de taxa
Podem solicitar isenção da taxa, até 8 de julho, os candidatos que:
têm inscrição ativa no CadÚnico;
são ou foram bolsistas do Prouni;
foram financiados pelo Fies;
ou são doadores de medula óssea.
A documentação comprobatória deve ser enviada no ato da solicitação, conforme previsto no edital.
(Fonte: Agência Brasil. Foto: reprodução)