Um avião de pequeno porte caiu na tarde de quarta-feira (2) na praia Baía do Sol, na ilha de Mosqueiro, distrito de Belém. O piloto sofreu escoriações leves e recusou atendimento médico.
A aeronave havia decolado de uma área que fica próximo à fazenda do piloto. Não há informações sobre o que provocou a queda do avião.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para o local. Segundo a corporação, a equipe de salvamento e resgate atuou na retirada da aeronave de dentro do rio e a deixou na faixa de areia da praia Camboinha, na mesma ilha.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), um braço da Força Aérea Brasileira (FAB), informou que o avião é destinado exclusivamente ao desporto e à recreação, e que não possuía certificado de aeronavegabilidade, que atesta a segurança para voar.
Ainda de acordo com o CENIPA, não foi possível identificar a marca e a matrícula da aeronave.
“O veículo operava conforme as diretrizes do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 103. Em razão de suas características e finalidade, esse tipo de operação não se enquadra nos critérios para investigação formal pelo Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER)”, disse o CENIPA em nota.
(Por g1 Pará e TV liberal — Belém. Foto: Reprodução)