Os senadores que iniciam nesta segunda-feira (28) seu périplo por Washington tentam encontrar uma solução para setores que serão duramente afetados pelo tarifaço de Donald Trump.
Produtores de manga em Pernambuco e no Rio Grande do Norte tem receio que o produto estrague e não conseguem direcionar para outros mercados a curto prazo.
Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, fabricantes de madeira já deram férias coletivas. As placas de MDF são utilizadas para casas pré-fabricadas bastante comuns nos Estados Unidos. Os itens são feitos sob encomenda para compradores americanos.
Produtores de café e de suco de laranja brasileiros estão em situação delicada. No caso desses produtos, os compradores americanos também devem encontrar dificuldade para substituir o produto brasileiro. E, por fim, os aviões da Embraer.
O levantamento foi repassado a coluna pela senadora Tereza Cristina (PP-MS), que integra a comitiva. “Estamos tentando retomar um canal de negociação já que todos os demais parecem fechados”, diz.
Os senadores vão se reunir hoje com compradores de produtos brasileiros na Câmara Americana de Comércio e, na terça-feira (29) com políticos americanos.
(Raquel LandimColunista do UOL. Foto: divulgação)