Sábado, 2 de agosto de 2025
Redenção

Hospitais públicos do Pará transformam hortas em espaços de cura e humanização

Cinco hospitais públicos do Pará mantêm hortas hospitalares ativas, que aliam a produção de alimentos saudáveis a práticas de reabilitação e humanização voltadas a usuários do SUS e comunidades do entorno. As iniciativas estão presentes no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua; no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém; no Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves; no Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC), em Capanema; e no Hospital Geral de Tailândia (HGT), no nordeste paraense.

As unidades são administradas pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), reafirmando um modelo de gestão centrado nas necessidades dos pacientes, com foco em sustentabilidade, acolhimento e cuidado humanizado. As hortas também reforçam a consciência ambiental e dialogam com a valorização da agricultura familiar, celebrada em julho.

O HRPM, em Breves, abriga a maior horta hospitalar livre de agrotóxicos da rede estadual. São 180 m² com cultivo tradicional, hidropônico e sistema de compostagem. Oficinas de cultivo doméstico são oferecidas a pacientes, acompanhantes e colaboradores.

(Agência Pará. Foto: divulgação)