Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025
Redenção

Pará tem delegação expressiva na Conferência Nacional e IV Marcha das Mulheres Indígenas

O Pará é destaque na Conferência Nacional e IV Marcha das Mulheres Indígenas, que acontece até a próxima sexta-feira (8), em Brasília (DF). O Estado levou uma das maiores delegações do bioma Amazônia, formada por mais de 700 mulheres de diferentes povos e territórios, que se reúnem para afirmar seu protagonismo na defesa da floresta, do meio ambiente e dos direitos originários.

As representantes das oito etnorregiões indígenas levaram ao centro das decisões nacionais pautas que conectam a agenda climática global às realidades locais: demarcação de territórios, proteção da biodiversidade, justiça climática, saúde, educação e valorização dos saberes tradicionais.

O Pará chega a Brasília com mulheres que são vozes e forças de seus povos. São lideranças que vivem, diariamente, a luta por seus territórios e que agora trazem essas pautas para o centro das decisões nacionais.

Com o lema “Mulheres Biomas: Rumo à Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas”, a Marcha de 2025 une força política e cultural, e promove debates, plenárias, rodas de conversa e oficinas. O ponto alto será um grande ato público no dia 7 de agosto, reunindo mulheres de todos os biomas brasileiros em defesa da vida e da floresta.

O Pará está representado por etnias como Tembé, Xipaya, Kayapó, Juruna, Arara, Munduruku, Araweté, Asurini, Kuruaya, Parakanã, Gavião Kyikatejê, Xikrin, Apiaká, além de povos isolados.

(Agência Pará/Por Jaelta Souza -SEPI. Foto: André Guajajara/ Divulgação)