Segunda-feira, 18 de agosto de 2025
Redenção

Trump recebe Zelensky e 7 líderes europeus na Casa Branca para discutir guerra na Ucrânia)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebe nesta segunda-feira (18) o ucraniano Volodymyr Zelensky e sete líderes europeus para uma reunião decisiva sobre a guerra na Ucrânia.

Segundo agenda divulgada pela Casa Branca na noite deste domingo (17), o presidente americano se reúne a sós com Zelensky, no Salão Oval da Casa Branca. A conferência ocorre às 13h15 no horário local — 14h15, no horário de Brasília.

Já o encontro com os outros líderes europeus, incluindo Zelensky, está marcado para às 15h (16h, pelo horário de Brasília), na Sala Leste. A reunião deve unir as principais figuras da União Europeia em torno de Kiev.

Quem participa

Ao lado de Zelensky, estarão presentes Emmanuel Macron (França), Keir Starmer (Reino Unido), Friedrich Merz (Alemanha), Ursula von der Leyen (Comissão Europeia), Mark Rutte (Otan), Giorgia Meloni (Itália) e Alexander Stubb (Finlândia).

De acordo com diplomatas ouvidos pela agência alemã Deutsche Welle, alguns desses líderes, como Meloni, Stubb e Rutte, foram convidados também para tentar amortecer eventuais ataques verbais de Trump a Zelensky.

O encontro simboliza o esforço da Ucrânia e da União Europeia em buscar garantias concretas de segurança diante da ofensiva russa, iniciada em fevereiro de 2022.

O que está em jogo

Zelensky insiste que não aceitará ceder território e que qualquer acordo precisa ser acompanhado de garantias internacionais semelhantes às do Artigo 5 da Otan, que prevê defesa coletiva em caso de ataque. “A linha de frente é agora o lugar onde essas negociações podem começar”, disse o presidente ucraniano neste domingo (17).

Trump, por sua vez, declarou no fim de semana que houve “grandes progressos” em sua conversa com Vladimir Putin, no Alasca, sábado (16).

(Por Redação g1. Foto: Getty Images)