Do início de 2025 até domingo (17), o Tocantins registrou um total de 4.530 focos de incêndio. Palmas aparece com 30 registros no período e o município com mais incidência é Lagoa da Confusão, com 468 focos até este domingo (17).
Os dados são do monitoramento por satélite feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Programa Queimadas e divulgados pelo site da instituição.
Nas primeiras duas semanas de agosto, que têm como características a baixa umidade, clima quente e fortes ventos, o estado contabilizou 532 focos registrados pelos satélites do Inpe. Até o momento, o mês com mais registros é julho, que teve 1.375 focos.
Em 2024, de janeiro a agosto deste ano, o Tocantins contabilizou 8.469 focos. Somente no mês agosto de 2024, os satélites registraram 2.936 focos no estado, conforme o Inpe.
Fim de semana
No sábado (16) Palmas registrou um incêndio florestal de grandes proporções, perto do Morro do Limpão. Conforme os bombeiros, as chamas se aproximaram de casas da região e o combate contou com apoio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e da Defesa Civil de Palmas.
(Por Patricia Lauris, g1 Tocantins. Foto: Kleidiane Araújo/Governo do Tocantins)