Em três meses, cerca de 5 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) voltaram para a sede do Departamento de Trânsito do Pará (Detran), em Belém, depois de não serem entregues aos motoristas.
De acordo com o órgão, o principal motivo é a popularização da CNH Digital, que faz com que muitos condutores deixem de retirar a versão impressa. Outra razão é a falta de atualização do endereço cadastrado, o que impede a entrega pelos Correios.
O Detran reforça que, apesar da praticidade do modelo eletrônico, a carteira física segue sendo importante, já que é aceita como documento de identidade em todo o país. Além disso, o acesso à versão digital depende de celular e energia.
O órgão alerta ainda para a necessidade de manter os dados de endereço sempre atualizados, já que eles também são usados para envio de notificações e multas. A atualização pode ser feita gratuitamente por meio de agendamento no Detran ou nos postos de atendimento, mediante apresentação de documento de identificação e novo comprovante de residência.
(Por g1 Pará — Belém. Foto: Divulgação)