Em meio às paisagens exuberantes do Pantanal mato-grossense, no distrito de Mimoso, em Santo Antônio de Leverger, a 35 km de Cuiabá, está o Memorial Marechal Rondon, um espaço histórico e simbólico que homenageia um dos maiores nomes da história do Brasil: o engenheiro militar e sertanista brasileiro Cândido Mariano da Silva Rondon.
Natural de Santo Antônio de Leverger, Marechal Rondon foi responsável por importantes missões de integração nacional, se destacou pelo trabalho com povos indígenas e pela expansão das linhas telegráficas no Brasil. A frase que eternizou a postura humanitária dele, “Morrer se preciso for, matar nunca”, se tornou um símbolo da defesa dos direitos dos povos originários e da paz.
Com o intuito de preservar essas memórias e homenagear o engenheiro militar, o Memorial Marechal Rondon foi criado. Situado no lugar onde Rondon nasceu, o espaço abriga objetos históricos, fotografias, documentos e reproduções que ajudam a contar a trajetória de um dos brasileiros mais respeitados internacionalmente.
O local também é ponto de parada obrigatória para pesquisadores, estudantes, historiadores e turistas interessados em conhecer mais sobre a cultura pantaneira e sobre a vida de um dos primeiros defensores dos direitos indígenas no país.
(Por g1 MT. Foto: Reprodução/TVCA)