Segunda-feira, 1 de setembro de 2025
Redenção

Suspeitos de transportar avião com mais de 400 kg de cocaína são presos após tentativa de fuga no Pará

Dois homens foram presos na noite da sexta-feira (29), após a queda do avião monomotor que transportava mais de 430 quilos de cocaína, em Santana do Araguaia, sul do Pará. Eles haviam fugido a pé pela mata após o acidente e tentavam conseguir carona cerca de 130 km da Vila Mandi, próximo à Fazenda Santa Luzia.

Os suspeitos, de 42 anos, brasileiro, e, de 53 anos, natural de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

Com eles, a polícia apreendeu um revólver calibre .38 com munições, três celulares, dois aparelhos de GPS, um rádio-transmissor e documentos falsos.

Segundo a PF, os itens confirmam relatos de moradores da região, que disseram ter visto dois homens exaustos, com roupas sujas de barro, pedindo abrigo. A presença de equipamentos aeronáuticos reforça, ainda, a ligação dos suspeitos com o tráfico internacional de drogas

De acordo com a PM, equipes da 30ª Companhia Independente e da Polícia Federal foram até o local e conseguiram localizar os suspeitos. A dupla foi encaminhada à Polícia Federal, onde deve responder por tráfico internacional de drogas.

Um avião monomotor caiu, na quinta-feira (28), em uma fazenda em Santana do Araguaia. De acordo com a Polícia Federal, duas pessoas estavam a bordo da aeronave e fugiram a pé pela mata, armadas, após o acidente.

De acordo com a PF, esta é maior apreensão de drogas do Baixo Araguaia. Um inquérito foi aberto ainda nesta sexta-feira (29) para investigar a origem da droga.

Um teste preliminar feito pela Polícia Federal em Redenção, no sul do estado, indicou que a droga era pasta base de cocaína e que a aeronave tem matrícula com origem boliviana.

(Por g1 Pará — Belém. Foto: PMPA)