Terça-feira, 9 de setembro de 2025
Redenção

Secretário de Guerra dos EUA faz visita surpresa a navio no Caribe

O secretário de Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth, fez na segunda-feira (8) uma visita surpresa a um navio militar deslocado para o sul do Caribe, perto da costa da Venezuela. O governo americano não divulgou a localização da embarcação.

A visita acontece dias depois de um ataque norte-americano contra um barco carregado com drogas que navegava pelo Caribe. Segundo o presidente Donald Trump, a embarcação havia saído da Venezuela com destino aos EUA. Onze pessoas morreram.

Atualmente, oito navios da Marinha dos Estados Unidos foram deslocados para áreas próximas da Venezuela. Segundo a agência Reuters, sete estão no Caribe, e um está no Oceano Pacífico. O governo justifica a ação como parte de uma operação contra o narcoterrorismo.

Em uma publicação no X, o Departamento de Guerra dos EUA anunciou que Hegseth havia pousado no USS Iwo Jima, um dos navios enviados para a região. Na sequência, o órgão divulgou um vídeo que mostra o chefe do Pentágono discursando para militares.

“O que vocês estão fazendo agora não é treinamento”, disse. “Este é um exercício real em nome dos interesses nacionais vitais dos Estados Unidos da América para acabar com o envenenamento do povo americano.”

Nenhum outro detalhe da visita foi divulgado.

Mais cedo, Hegseth esteve em Porto Rico, para onde os Estados Unidos enviaram dez caças F-35 como parte da operação. Ele foi acompanhado pelo general Dan Caine, oficial de mais alta patente dos EUA.

(Por Redação g1. Foto: Departamento de Guerra dos EUA)