Sexta-feira, 19 de setembro de 2025
Redenção

Professora goiana disputa vaga em missão espacial

A professora goiana Thaiza Montine está disputando uma vaga em uma missão espacial. O projeto da Space Exploration & Research Agency (Sera), que busca tornar o espaço acessível a todos, vai selecionar seis pessoas para um voo em um foguete. Para realizar esse sonho de infância, Thaiza pede ajuda de todos para ser aprovada na primeira etapa da seleção.

Em agosto deste ano, a professora de ciências e química iniciou nas redes sociais a campanha que pode fazer com que ela entre para o grupo seleto de brasileiros que já participou de uma viagem espacial. A Sera, que já realizou uma viagem como esta em 2022, com um brasileiro na tripulação, seleciona possíveis astronautas entre 150 países.

Segundo Thaiza, a viagem será realizada no foguete New Shepard, o mesmo que levou a cantora Katy Perry em abril deste ano. No site da agência que criou o programa em parceria com a Blue Origin é destacado que a parte principal do projeto é a participação do público.

“A Sera embarcou em uma missão ambiciosa: criar um programa de voos espaciais tripulados aberto a cidadãos comuns em todo o mundo, especialmente de regiões com representação limitada de astronautas”, diz o texto sobre o projeto da empresa.

Além da aventura da viagem, os tripulantes também poderão realizar experimentos científicos no espaço. O programa estabelece requisitos básicos para se tornar um astronauta como ter mais de 18 anos, atender a requisitos de peso, altura, aptidão física e cidadania e ter proficiência básica em inglês.

(Por Letícia Fiuza, g1 Goiás e TV Anhanguera. Foto: Reprodução TV Anhanguera e Reprodução/Sera)