No primeiro trimestre deste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) do Pará apresentou um crescimento de 5,36% quando comparado com o mesmo período do ano anterior, valor superior ao desempenho nacional, que cresceu 2,85%.
No cenário paraense, o resultado foi bastante influenciado pelo crescimento dos setores agropecuário e industrial, com índices de 12,3% e 22,7%, respectivamente. É o que aponta o Boletim do PIB Trimestral do Estado do Pará, lançado pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), nesta quinta-feira (18).
Em relação ao último trimestre de 2024, o Produto Interno Bruto (PIB) paraense subiu, no primeiro trimestre de 2025, 2,69%, mantendo a linha de crescimento. O número também representa um acréscimo acima do valor nacional, que foi de 1,4%.
Elaborado pela Diretoria de Estatística e de Tecnologia e Gestão da Informação (DETGI) da Fapespa, com base nos dados do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais (SCNT/IBGE), o produto traz a análise mais atualizada sobre o desempenho econômico do Estado em 2025, destacando os principais setores econômicos, que são: agropecuária, indústria e serviços, além do comportamento PIB estadual em comparação ao do Brasil.
Ao todo, o PIB do Pará no primeiro trimestre de 2025 foi de R$ 68,7 bilhões. Dentre os setores econômicos, a agropecuária teve o maior destaque participativo, contribuindo com 4,2% da produção nacional. O setor foi impulsionado pela agricultura, que foi favorecida pelas boas condições climáticas. As chuvas contribuíram para a irrigação e o armazenamento hídrico do solo, o que elevou a estimativa de produção de lavouras como soja, mandioca, milho e laranja.
(Correio de Carajás. Foto: divulgação)
