Sexta-feira, 3 de outubro de 2025
Redenção

No Marajó, Lula inaugura creche, anuncia investimentos e promete ‘melhor COP, até com carapanã picando gringo’

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve em Breves, no arquipélago do Marajó, na quinta-feira (2) para inaugurar uma creche em Breves e anunciar obras na área de educação no arquipélago.

Na cidade marajoara, ele falou ainda sobre o problema de fornecimento de água potável na região e reconheceu os problemas de Belém para a COP 30.

“Não será a COP do luxo, será a COP da verdade. […] Vamos fazer a melhor COP da história da COP. A melhor COP com todos os problemas que a gente tem, até com um carapanã picando um gringo. Não tem problema. Eles têm que saber como é que a gente vive”, disse.

Lula foi ao Marajó acompanhado da primeira-dama Janja e dos ministros da Educação, Camilo Santana, da Casa Civil, Rui Costa, e das Cidades, Jader Barbalho Filho. O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), recebeu o presidente, que deve ficar no estado paraense até sexta-feira (2) para cumprir uma série de compromissos, incluindo inaugurações de obras da COP30 em Belém.

Breves fica distante cerca de 200 quilômetros de Belém em linha reta e a cerca de 12 horas de barco. Com 106.968 moradores, a cidade é a mais populosa do Marajó e considerada a capital do arquipelágo, sendo também uma das poucas com aeroporto.

O presidente Lula também falou sobre as dificuldades de acesso à água potável no Pará e afirmou que apoiará o governo, junto de seus ministros, para cobrar celeridade da concessionária Águas do Pará, que venceu uma licitação pública no estado para serviços de água e esgoto em diferentes regiões paraenses, incluindo no Marajó. A empresa começou a operar na Grande Belém em setembro.

(Por Valéria Martins, Lucas Trevisan, Jorge Paixão, g1 Pará e TV Liberal — Belém. Foto: Celso Carvalho/Prefeitura de Breves)