Cerca de 32 milhões de brasileiros têm mais de 60 anos, contabilizando 15% da população. Em poucos anos, teremos mais pessoas com 60 anos ou mais do que adolescentes de 14, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Essa projeção contribui para a mudança de comportamento em relação à terceira idade. Se antes os idosos eram sinônimo de pessoas frágeis e dependentes, hoje, a mentalidade é outra.
José Chiro Shirualwa, 79 anos, trabalha durante o dia em uma loja de sapatos em Sinop, no norte do estado de Mato Grosso. Ele cuida de toda a parte logística das mercadorias, etiquetando os produtos e distribuindo no estoque, além de fazer a reposição na vitrine.
Assim como um super-herói, Chiro possui uma segunda identidade à noite: após o expediente, ele se encontra com seu grupo de colegas para exercer seu papel de atleta, correndo cerca de 10 km por dia.
“Ontem eu fiz 15 km. Se descansar um pouquinho, se deitar na cama, não vai mais pô! Eu chego em casa, como um lanchinho, faço o aquecimento e vamos embora”, relatou.
Segundo o IBGE, o Brasil tem a quinta maior população de idosos do mundo. A história de Chiro parece uma exceção, mas cada vez mais as pessoas com mais de 60 anos buscam a atividade física como uma forma de ganhar independência e cuidar da saúde física e mental.
(Por Rhenzo Nogueira, TV Centro América. Foto: TVCA/ Reprodução)