A Polícia Civil (PC) do Pará prendeu três pessoas na sexta-feira (3) durante a operação Lasgrael, que investiga um esquema para anular ou transferir dívidas de energia elétrica de forma ilegal.
“A estimativa é que os prejuízos causados à concessionária alcancem valores milionários”, afirmou o delegado Cláudio Galeno, titular da Delegacia de Combate a Crimes contra Concessionárias de Serviços Públicos (DCCCCSP).
A ação também foi conduzida pela Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE), com apoio da Diretoria de Polícia Especializada (DPE).
Como funcionava o esquema
Segundo as investigações, o grupo falsificava documentos e inseria dados fraudulentos no sistema de uma concessionária de energia que opera no estado para cancelar ou deslocar débitos de clientes. A prática beneficiava consumidores comerciais e residenciais.
De acordo com a Polícia Civil, a própria concessionária identificou indícios de irregularidade por meio de mecanismos internos de compliance e prevenção a fraudes, abriu auditoria e comunicou as autoridades.
Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram expedidos pela Vara de Inquéritos da Região Metropolitana de Belém.
(Por g1 Pará — Belém. Foto: PC PA)
