A Polícia Federal detectou 316 drones não autorizados e neutralizou 31 tentativas de sobrevoo irregular em áreas consideradas sensíveis durante as operações de segurança da COP30, em Belém.
Os dados parciais foram divulgados na quarta-feira (6) e fazem parte das ações do Centro Integrado de Controle de Aeronaves Remotamente Pilotadas e Contramedidas (CIC-ARP/CM), coordenado pela PF em conjunto com as Forças Armadas e outros órgãos de segurança pública.
Segundo o órgão, os equipamentos utilizados permitem detectar aeronaves não tripuladas em um raio de até 10 km e neutralizar voos em até 2 km, garantindo a proteção de autoridades, do público e das operações aéreas durante o evento.
As ações do CIC-ARP/CM, que reúnem PF, Exército, Marinha, Aeronáutica e órgãos estaduais, reforçam o uso de tecnologia e integração entre forças para prevenir incidentes aéreos durante a conferência. Segundo a Polícia Federal, o balanço confirma a eficácia do sistema de vigilância e mitigação implantado em Belém.
(Por g1 Pará — Belém. Foto: PF/Ascom
