Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
Redenção

Tornado que devastou cidade no Paraná e deixou seis mortos atingiu índice EF3, com ventos de até 250 km/h

Cidades na região Centro-Sul do Paraná amanheceram neste sábado (8) sob escombros após a passagem de um tornado com ventos que chegaram a 250 km/h na sexta-feira (7).
Ao menos seis pessoas morreram e 600 receberam atendimento médico. Cinco mortes ocorreram em Rio Bonito do Iguaçu , a cidade mais atingida, e uma foi em Guarapuava.
Em Rio Bonito do Iguaçu as vítimas são três homens com idades de 49, 57 e 83 anos, e duas mulheres, com idades de 47 e 14 anos. A vítima de Guarapuava é um homem de 53 anos.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) informou que o tornado atingiu o índice EF3, numa escala que vai até cinco.
O meteorologista Samuel Braun, do Simepar, disse que a classificação do tornado foi estimada com base nas imagens de destruição e em informações de radares meteorológicos.

O tornado se formou devido a um ciclone extratropical que atinge o sul do país e também provocou chuva forte e estragos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No Sudeste, os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro estão em alerta.

Os ventos fortíssimos arrancaram árvores e postes devastaram casas. Mais de mil pessoas estão desabrigadas. Bombeiros e agentes da Defesa Civil buscam sobreviventes sob escombros.
80% de cidade ficou destruída após tornado

Imagens registradas por moradores em Rio Bonito do Iguaçu mostram um cenário de extema destruição. Segundo relatos, houve também queda de granizo.

(Por Douglas Santucci, Izabelly Fernandes, Bruna Melo, g1 PR e RPC. Foto: Reprodução/Globonews)