Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
Redenção

Pecuarista é condenado por invadir posto de saúde e tentar matar médico a tiros por ciúmes da companheira

O pecuarista Lincoln Abrunhoza de Rezende Souza, de 67 anos, foi condenado a mais de 14 anos de prisão pela tentativa de homicídio de um médico e lesão corporal contra uma técnica de enfermagem.

O crime aconteceu dentro de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Santa Maria do Tocantins, região centro-norte do Estado. O motivo seria ciúmes de um atendimento médico à companheira.

O réu passou pelo Tribunal do Júri da Comarca de Pedro Afonso e a condenação é por tentativa de homicídio contra o médico e lesão corporal grave contra a técnica de enfermagem. A pena total é de 14 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão, em regime inicial fechado.

A decisão cabe recurso, segundo o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO). O advogado Paulo Roberto da Silva, que atua na defesa do pecuarista, disse que está analisando se vai apresentar recurso. Ele também afirmou que o cliente está preso há quatro anos.

Conforme o processo, o crime aconteceu no dia 24 de novembro de 2021, por volta das 15h. Lincoln foi até a unidade de saúde e na recepção, anunciou que queria ser atendido pelo médico. O motivo do ataque seria porque o réu teve ciúmes da companheira, que foi atendida pelo médico, e que essa consulta teria sido deficiente.

(Por Patricia Lauris, g1 Tocantins. Foto: Rondinelli Ribeiro/Cecom/TJTO)