O Fantástico de domingo (30) revelou novos detalhes de uma operação para combater a fabricação e comercialização de uma substância usada em canetas emagrecedoras. Segundo as investigações, o esquema envolvia um laboratório, clínicas em endereços nobres e até uma ilha paradisíaca na Bahia.
Um dos principais alvos da operação era o médico baiano Gabriel Almeida. Com mais de 750 mil seguidores nas redes sociais, ele é conhecido por conteúdos sobre tratamento da obesidade. Gabriel se apresenta como escritor, palestrante, empresário e professor de médicos. Ele costuma cumprir sua agenda se deslocando no próprio jatinho.
A principal substância receitada por Gabriel Almeida é a Tirzepatida, o princípio ativo do Mounjaro, um dos medicamentos para obesidade e diabetes mais vendidos no mundo. No Brasil, apenas um laboratório tem autorização da Anvisa para comercializar a Tirzepatida em larga escala. Mas a manipulação individual, em farmácias especializadas, também é liberada, já que permite que o médico ajuste a dose exata para pacientes com necessidades específicas. Segundo a PF, essa regra não era seguida pelos investigados.
(Por Fantástico. Foto: Reprodução/TV Globo)
