Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026
Redenção

Hospital Regional de Redenção consolida rede de saúde renal com quase 30 mil sessões de hemodiálise em um ano

Referência em saúde renal, o Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), em Redenção, cumpre um papel estratégico de oferecer assistência integral a pacientes renais crônicos na região de integração Araguaia, desde o tratamento ambulatorial até as modernas terapias de substituição renal (hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal).

Reflexo de uma base sólida na saúde pública, o HRPA realizou, em 2025, exatamente 29.947 sessões de hemodiálise, resultado de investimentos contínuos do governo do Pará que garantem acesso amplo ao Sistema Único de Saúde (SUS) no interior do Estado, por meio do Centro de Hemodiálise, que oferta 34 pontos de hemodiálise podendo atender até 204 pacientes, divididos em três turnos. Mensalmente, conduz em média, 2.500 sessões.

“Pelo outro lado, a unidade hospitalar proporciona a diálise peritoneal, uma forma de terapia renal realizada em casa, assistindo pacientes que residem em locais mais distantes e requerem cuidados especiais. Ainda, o HRPA realiza consultas ambulatoriais em Nefrologia (médicas e da equipe multiprofissional) além de contar com as especialidades de apoio, como a Cirurgia Vascular para confecção dos acessos vasculares e Urologia para os acessos peritoneais das terapias dialíticas”, explica o coordenador médico responsável técnico do Serviço de Nefrologia e da Linha de Cuidado de Nefrologia do HRPA, Giordano Ginani.

Ainda, o HRPA disponibiliza dois serviços considerados pioneiros no Pará, sendo o serviço de Transplante Renal que interiorizou o transplante na Amazônia e o recente serviço do Ambulatório de Doença Mineral Óssea (DMO-DRC), um marco na rede pública estadual gerenciada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sespa).

(Por Governo do Pará (SECOM. Foto: Hiremeti Kayapó Ascom HRPA)