Um subproduto comercializado em meio às exportações bovinas de Mato Grosso a países asiáticos tem se destacado nos últimos anos em razão da demanda cultural e econômica dos compradores. É a venda de pênis bovino, também chamado de vergalho no mercado.
Com um dos maiores rebanhos de gado do país, com cerca de 31,6 milhões de animais, o estado superou o próprio recorde pelo segundo ano consecutivo ao abater mais de sete milhões de bovinos, e o vergalho acompanha esse crescimento.
Por isso, o volume de subprodutos desses abates também cresceu, especialmente do vergalho. É o que afirmou o diretor de Projetos do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Bruno de Jesus Andrade.
“O vergalho, principalmente para a Ásia, é um produto afrodisíaco e costuma ser usado em receitas gastronômicas, além de estar na produção de petiscos para cachorros e gatos. A população tem cada vez mais pets, então é um mercado que tem crescido bastante”, afirmou.
Segundo dados do Imac, o preço médio é de R$ 21 o quilo, além da venda no mercado interno.
Já nos destinos internacionais, em Hong Kong por exemplo, o valor da tonelada pode chegar a US$ 6 mil. O Imac informou que esse tipo de produto é exportado na forma in natura, seguindo protocolos sanitários rígidos.
A China é a maior compradora da carne bovina mato-grossense, segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). De toda a carne exportada, os chineses responderam por 54,8% no ano passado.
(Por Rogério Júnior, g1 MT. Foto: Reprodução)
