Foram exonerados os dois servidores públicos flagrados sem capacete em moto sem placa. A exoneração foi confirmada nesta quinta-feira (5) pela Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel).
Um vídeo gravado com celular mostra a dupla em uma moto sem identificação e ambos sem o item de segurança obrigatório. O flagrante, feito nesta semana na travessa Lomas Valentina, próximo ao bosque Rodrigues Alves, repercutiu amplamente na internet.
A dupla atuava na Secretaria Executiva de Ordem Pública e Defesa Civil, parte da Segbel, o que causou revolta nas redes sociais. Segundo o órgão, a exoneração será publicada ainda na edição desta quinta (5) do Diário Oficial do Município.
Após apuração interna, a Segbel identificou os envolvidos e concluiu pela gravidade da conduta e pelo desrespeito às normas de trânsito.
Em nota, a Secretaria reforçou que “não compactua com condutas que violem a legislação e que seus agentes devem, obrigatoriamente, atuar com responsabilidade e dar o exemplo à população”, especialmente por integrarem áreas estratégicas.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê que conduzir motocicleta sem usar capacete de segurança é infração gravíssima e tem penalidade de multa de R$ 293,47, adição de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de suspensão do direito de dirigir por 2 a 8 meses e retenção do veículo até regularização.
Conduzir motocicleta transportando passageiro sem capacete de segurança também é infração gravíssima que resulta em multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH, suspensão do direito de dirigir e retenção do veículo.
(Por g1 Pará — Belém. Foto: Reprodução / Redes sociais)
