Quem frequenta a Praça Ecológica Pedro de Souza Pinheiro, em Pedro Afonso, na região central do Tocantins, cercada de plantas nativas e cheia de vida, nem imagina que o local já foi um lixão. Em 2015, o espaço foi transformado em uma praça ecológica, motivo de orgulho para os moradores. 11 anos depois, o local chama atenção por continuar preservado.
Cansado de abrir a janela de sua casa todos os dias e se deparar com um lixão com erosões em frente, o professor Fabrício Rocha decidiu agir. Ele reuniu um grupo de alunos, inicialmente pequeno, que cresceu até reunir centenas de voluntários para transformar o espaço.
Além de servir como espaço pedagógico para que as crianças aprendam sobre consciência ambiental, o local também é um exemplo de reutilização de materiais reciclados em espaço público. — Fabrício Rocha, idealizador da praça ecológica de Pedro Afonso, T.
Todo o material usado na construção da praça teria como destino final o lixo. No entanto, a iniciativa, iniciada em setembro de 2010, deu um novo propósito a esses itens. Tudo que pôde ser reaproveitado do próprio lixão foi utilizado na obra.
(Por Reinaldo Carvalho, g1 Tocantins .
