Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026
Redenção

Antônio José é eleito presidente de Portugal

António José Seguro, do Partido Socialista, fez seu primeiro pronunciamento como presidente eleito de Portugal no domingo (8), pouco depois da confirmação de sua vitória no 2º turno das eleições.

Seguro começou seu discurso expressando pesar pelas vítimas das tempestades que vem atingindo Portugal e falou sobre a responsabilidade do Estado em ajudá-las. Depois agradeceu quem superou as condições climáticas adversas para exercer sua cidadania e ir às urnas.

“Os vencedores dessa noite são os portugueses e a democracia”, afirmou o novo presidente, mandando também um recado ao adversário: “Como democrata, todos que concorreram comigo merecem meu respeito. Como futuro presidente, acrescento que a partir dessa noite deixamos de ser adversários e temos o dever partilhado de trabalhar para um Portugal mais desenvolvido e mais justo”.

Duas pesquisas de boca de urna divulgadas após o fechamento das urnas – 19h do horário local e 16h em Brasília deste domingo (8) – já apontavam a vitória, prevista nas pesquisas de intenção de voto. A jornalistas, antes de seu pronunciamento oficial como eleito, Seguro afirmou:

“A resposta que o povo português deu hoje, o seu compromisso com a liberdade, a democracia e o futuro do nosso país, deixa-me naturalmente comovido e orgulhoso da nossa nação”.
Em seu discurso, ele afirmou que Portugal tem uma oportunidade única para que todos os poderes encontrem uma solução para os problemas enfrentados pelo país atualmente, como questões na saúde e os incêndios florestais.

“Serei o impulsionador dessa mudança, para a melhoria da vida dos portugueses”, disse. Ainda defendeu que a transparência e a ética são inegociáveis.

(Por Redação g1. Foto: Pedro Nunes/Reuters)