Um raro ataque a tiros em uma escola e em uma residência no Canadá deixou dez pessoas mortas e outras 25 feridas na terça-feira (10). A autora do atentado também morreu, segundo autoridades locais.
O caso ocorreu em Tumbler Ridge, uma pequena cidade de pouco mais 2 mil habitantes na região da Colúmbia Britânica, região no oeste do Canadá.
Por volta das 13h20 no horário local (19h20, pelo horário de Brasília), a atiradora abriu fogo na Tumbler Ridge Secondary School, escola de ensino médio da cidade que atende a cerca de 160 alunos, segundo a polícia.
Seis pessoas morreram dentro da escola, e outras duas foram encontradas mortas dentro de uma casa perto do colégio, ainda de acordo com a polícia. Uma das vítimas chegou a ser socorrida, mas morreu a caminho do hospital, para onde os outros feridos foram levados.
Os feridos foram levados para um hospital da região. As autoridades não divulgaram o estado de saúde das vítimas até a última atualização desta reportagem, porém a polícia afirmou que algumas estão gravemente feridas e outras, com ferimentos leves. Outras informações sobre as vítimas, como identidade ou idade, também não foram reveladas.
Segundo a imprensa canadense, o alerta descrevia a suspeita como uma pessoa do sexo feminino de vestido e cabelos castanhos. A polícia afirmou ter encontrado a atiradora com um ferimento de bala e acreditam que ela se suicidou após o ataque.
Segundo o jornal canadense “Western Standard”, a atiradora era Jesse Strang, uma mulher transgênero de 18 anos que era estudante da escola. Sua identidade foi confirmada ao jornal por colegas dela, que a descreveram como uma pessoa “tranquila e gente boa”, mas que era “quieta e meio deslocada”.
Em coletiva sobre o caso, a polícia local não confirmou se a atiradora é maior ou menor de idade. E também não confirmou quantos mortos eram crianças.
“Estamos seguindo todas as pistas para tentar determinar a ligação com a atiradora”, disse o porta-voz.
(Por Redação g1. Foto: Trent Ernst/AFP)
