Por causa do fenômeno climático El Niño, que deve durar até abril desse ano, o Tocantins tem registrado um aumento de descargas atmosféricas. Somente em janeiro deste ano 494.418 raios atingiram o estado. Atualmente o Tocantins está com alerta amarelo de chuvas intensas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Os dados são coletados a partir de um monitoramento do grupo Storm em parceria com a Energisa. Segundo os dados, em 2023, mais de 5,1 milhões de descargas atmosféricas atingiram o estado. O número é maior se comparado ao ano anterior quando foram registrados 3,4 milhões de raios.
Em janeiro deste ano, 11 vacas morrem após serem atingidas pela descarga elétrica de um raio em Taipas, na região sudeste do Tocantins. Os animais estavam debaixo de uma árvore.
Danos em equipamentos
Nesse período chuvoso as descargas podem causar oscilações na energia. Caso algum equipamento de casa queime, a pessoa deve solicitar o ressarcimento em um prazo de 90 dias, segundo o Procon Tocantins.
A concessionária, assim que receber a solicitação, precisa responder o consumidor em até 15 dias.
Uma vistoria deverá ser feita para comprovar o problema em um prazo de 10 dias. Esse procedimento, conforme o Procon, não deve ter nenhum custo para a pessoa que perdeu o bem.
Passado esse prazo, a empresa também terá mais 20 dias para providenciar o conserto, substituição ou mesmo o ressarcimento do valor do produto queimado. (Por Stefani Cavalcante, g1 Tocantins)