Seis áreas de garimpo ilegal foram fechadas pela Polícia Federal em Cumaru do Norte, no sul do Pará. A operação resgatou 24 trabalhadores em condições semelhantes às de escravidão na quinta-feira (1º). Duas pessoas foram presas.
Os policiais federais ainda apreenderam: quatro escavadeiras hidráulicas, três motores bomba-d’água, três espingardas, 20 munições, cinco recipientes contendo substância semelhante a mercúrio, celulares, e diversos utensílios utilizados no processamento do ouro, como baterias e tapetes de garimpo.
Segundo a PF, os presos foram autuados pelos crimes de posse irregular de arma de fogo, garimpo ilegal, manter trabalhadores em condição análoga à de escravo, armazenar mercúrio em desacordo com as exigências estabelecidas em leis e extração de recursos minerais autorização.
Em nota, a PF disse que as investigações devem continuar para identificar outros possíveis responsáveis pelos garimpos ilegais e a existência de mais pontos de extração ilegal de ouro na região. (G1/PA)