Terça-feira, 23 de junho de 2026
Redenção

Governo renova cota para importação de carros elétricos sem imposto; montadoras reclamam

O Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex) renovou na terça-feira (23) uma cota de importação sem impostos de veículos elétricos semimontados e desmontados.

O volume de importações que não pagarão imposto é de US$ 463 milhões durante seis meses, a partir de 1º de julho de 2026.

A medida pode impedir o aumento de preço dos carros elétricos no Brasil, que entram no país sem pagar tributos dentro das regras estabelecidas pelo governo. Em paralelo, empresas chinesas de carros elétricos como a BYD e a Geely já começaram projetos para produzir no país.

Pela decisão do governo, os veículos montados no Brasil (chamados de CKD) e os semimontados no país (chamados de SKD) não pagarão imposto de importação pelos próximos seis meses até o volume de importação definido pelo governo.

“O patamar é idêntico ao que vigorou até janeiro deste ano. Acima das cotas, permanece o recolhimento de 35% para SKD e de 14% para CKD. A importação de carros montados, por outro lado, não terá qualquer tipo de cotas”, afirmou o governo.

A decisão causou reação das montadoras nacionais de veículos. Em nota, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) disse que medida é “contrária aos interesses dos trabalhadores, das fabricantes nacionais de veículos e das empresas brasileiras de autopeças”.

(Por Mariana Assis, g1 — Brasília. Foto: Ana Elisa Bassi/g1 ES)