Quarta-feira, 24 de junho de 2026
Redenção

Secretaria de Saúde de Redenção confirma dois casos de meningite no município

Na terça-feira (23), a Prefeitura de Redenção, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou dois casos de meningite no município e anunciou uma série de medidas preventivas para proteger a população, especialmente os estudantes da rede municipal de ensino.

A meningite é transmitida por meio de contato íntimo direto e pelo compartilhamento de secreções respiratórias, não sendo disseminada apenas pela permanência em um mesmo ambiente. Por isso, a orientação das autoridades é que a população evite compartilhar copos, talheres, garrafas, cigarros e outros objetos de uso pessoal.

Apesar dos cuidados diários, a principal forma de prevenção continua sendo a vacinação. O município disponibiliza a vacina contra a meningite para crianças a partir dos três meses de idade, seguindo o calendário nacional de imunização do Sistema Único de Saúde (SUS). A recomendação é que pais e responsáveis procurem a unidade de saúde mais próxima para verificar a situação vacinal de seus filhos e manter a caderneta atualizada.

Em razão da situação, a Prefeitura suspendeu temporariamente as atividades dos Jogos Olímpicos Estudantis de Redenção (JOER). Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que a suspensão dos jogos possui caráter preventivo e temporário. A medida foi adotada com base nos princípios de precaução e proteção à saúde dos estudantes, considerando a grande concentração de participantes nas atividades esportivas.

Por fim, a Prefeitura de Redenção reiterou que segue acompanhando de perto a evolução dos casos e adotando todas as ações necessárias em conjunto com os órgãos competentes para garantir a segurança da população.

(Gazeta Carajás/Eric Vaccaro. Foto: divulgação)