O dia mais frio do ano em Santa Catarina, registrado nesta quarta-feira (24), teve mínima de -9,1°C e temperaturas negativas em 22 cidades. Com formação de geada ampla, até uma camiseta do Brasil congelou horas antes da seleção entrar em campo pela Copa do Mundo.
O registro da ‘amarelinha’ foi feita pelo morador Giscard Amuedo em Urubici, que marcou congelantes -5,98°C. Já em Fraiburgo, no Meio-Oeste, a mínima chegou a -3.4ºC e moradores no interior registraram a água da torneira congelada.
Em Urupema, reconhecida por lei como a Capital Nacional do Frio, os termômetros registraram -8,33ºC. O frio foi tão intenso que o carro da NSC TV, afiliada da TV Globo em Santa Catarina, ficou ‘congelado’.
O frio congelante chegou também no Oeste. O município de Maravilha marcou -1,67ºC no amanhecer. Na Grande Florianópolis, Rancho Queimado registrou -0,6ºC, segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo no estado.
(Por Caroline Borges, g1 SC. Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)
