Quinta-feira, 25 de junho de 2026
Redenção

Rombo de quase R$ 8 milhões: ataques hacker causam prejuízos a prefeituras em Goiás

Pelo menos sete prefeituras goianas foram alvo de ataques hackers nos últimos três anos, gerando prejuízos que, somados, chegam a quase R$ 8 milhões. Segundo a Associação Goiana de Municípios (AGM), as invasões aconteceram entre 2024 e 2026.

As cidades afetadas e os respectivos prejuízos foram:

Damianópolis – R$ 400 mil
Nazário – R$ 2,8 milhões
Santa Rita do Araguaia – R$ 1,3 milhão
Lagoa Santa- R$ 150 mil
Castelândia- R$ 496 mil
Cromínia- R$ 406 mil
Caçu- R$ 3 milhões (dos quais R$ 600 mil foram recuperados)

De acordo com a AGM, todas as contas bancárias das quais os valores foram retirados pelos hackers são da Caixa Econômica Federal.

A assessoria da AGM informou que a iniciativa partiu do prefeito de Caçu, no sudoeste do estado, Kelson Souza Vilarinho, que, entre os casos, registrou o segundo maior prejuízo, que ocorreu em 2025: os hackers conseguiram retirar R$ 3 milhões, mas a prefeitura conseguiu recuperar R$ 600 mil, resultando em uma perda de R$ 2,4 milhões.

O prefeito de Nazário, João Batista de Oliveira (União), contou que um dia antes do ataque cibernético a prefeitura havia terminado uma obra de recapeamento. “Quando no outro dia eu vou caçar o dinheiro para pagar, o dinheiro tinha sido hackeado”, relatou.

(Por Rafaella Barros, John William, g1 Goiás e TV Anhanguera.  Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)