Um rombo que supera os R$ 200 milhões na saúde pública de Belém foi verificado em relatório realizado pela Prefeitura Municipal. Segundo Rômulo Nina, Secretário de Saúde, questões estruturais das unidades, materiais para atendimento dos pacientes e contratos de funcionários são os pontos mais críticos verificados.
O relatório que apresenta a situação financeira da saúde pública da capital paraense foi apresentado na quinta-feira (27/02), durante uma coletiva de imprensa. Também de acordo com Nina, a equipe que assumiu a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) na nova gestão informou que foi verificado que a crise enfrentada pela rede municipal vem comprometendo gravemente o atendimento à população e exige medidas urgentes para evitar o colapso dos serviços.
Outra questão, como o atraso no pagamento de fornecedores – até mesmo de medicamentos – e prestadores de serviços, soma-se aos problemas observados.
Em meio a isso, o secretário comenta que a prefeitura já realiza tratativas junto a fornecedores para regularizar as pendências: “Isso é um desafio que precisa recuperar então a confiança dos prestadores, a confiança dos fornecedores, para que a gente então trace juntos alguns planos. Estamos fazendo reuniões individuais e em grupo que fazem com que a gente tome ações juntos e, por meio de gestão, atravessemos não só esse período inicial, mas consigamos planejar um novo cenário para frente”.
(O Liberal. Foto: divulgação/redes sociais)