O Dia do Senhor do Bonfim, comemorado em 15 de agosto, é uma data religiosa marcada por romarias, promessas sendo cumpridas e momentos de fortalecimento da fé para os católicos. A partir de 2025, essa data também será marcada por um feriado estadual pela primeira vez.
Após tramitar na Assembleia Legislativa, os deputados estaduais aprovaram o feriado para a data, que rememora a tradição do Senhor do Bonfim no Tocantins desde o século XVIII até os dias atuais.
Com a aprovação na Assembleia, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) sancionou o texto que se transformou na Lei nº 4.509, de 25 de setembro de 2024. O feriado terá início neste ano.
Com relação ao funcionamento do comércio em geral no estado, a convenção coletiva da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio) de 2024 prevê o Dia do Senhor do Bonfim como feriado estadual.
Entretanto, fica permitido o trabalho no comércio em geral, com a obrigação de pagamento de horas extras somente após o período normal de trabalho.
(Por Patricia Lauris, g1 Tocantins. Foto: Flaviana OX/Governo do Tocantins)