Quinta-feira, 15 de maio de 2025
Redenção

PF fecha seis garimpos ilegais operando em área de projeto de assentamento no Pará

Seis áreas de garimpo ilegal foram fechadas pela Polícia Federal em Cumaru do Norte, no sul do Pará. A operação resgatou 24 trabalhadores em condições semelhantes às de escravidão na quinta-feira (1º). Duas pessoas foram presas.

Os policiais federais ainda apreenderam: quatro escavadeiras hidráulicas, três motores bomba-d’água, três espingardas, 20 munições, cinco recipientes contendo substância semelhante a mercúrio, celulares, e diversos utensílios utilizados no processamento do ouro, como baterias e tapetes de garimpo.

Segundo a PF, os presos foram autuados pelos crimes de posse irregular de arma de fogo, garimpo ilegal, manter trabalhadores em condição análoga à de escravo, armazenar mercúrio em desacordo com as exigências estabelecidas em leis e extração de recursos minerais autorização.

Em nota, a PF disse que as investigações devem continuar para identificar outros possíveis responsáveis pelos garimpos ilegais e a existência de mais pontos de extração ilegal de ouro na região. (G1/PA)