Na madrugada de domingo (7), equipes do 1º Batalhão de Policiamento Rural (BPR) de Marabá recuperaram 67 cabeças de gado furtadas da Fazenda Mutamba, localizada na zona rural do município. A operação foi deflagrada após denúncia do representante da propriedade, Osmarino Firmino Serpa da Silva, que registrou ocorrência na Delegacia de Conflitos Agrários (Deca) relatando o desaparecimento de aproximadamente 200 animais.
A ação contou com duas viaturas do Batalhão Rural, sob o comando da capitã PM Gabrielle e do sargento Carlos Sousa. As diligências levaram a polícia até a Vicinal Veneza, no município de São Domingos do Araguaia, onde um caminhão boiadeiro foi abordado. O veículo era conduzido por Jhonathan Delmino de Oliveira, que informou ter sido contratado por um homem identificado como Dione Moreira Lima, para transportar o gado até a Fazenda do Divino, em Eldorado dos Carajás.
Ao chegarem à propriedade indicada, os policiais encontraram a esposa de Dione, Ana Lúcia Mesquita da Silva, mas o suspeito conseguiu fugir antes da abordagem. Na residência, foi apreendida uma espingarda calibre 20.
A cerca de 300 metros da casa, a PM localizou diversas cabeças de gado em um curral, já remarcadas com ferro quente. Funcionários da Fazenda Mutamba reconheceram os animais.
(Victória Gomes / DOL Carajás. Fonte: Nonato Dourado / Michel Garcia. Foto: divulgação)