Sexta-feira, 3 de outubro de 2025
Redenção

Obras da cabeceira da ponte no rio Araguaia entre PA e TO pode enfrentar novo impasse com a rede elétrica

As obras para a conclusão da aguardada ponte sobre o Rio Araguaia, que ligará São Geraldo do Araguaia (PA) a Xambioá (TO), devem enfrentar um novo obstáculo nos próximos dias. A construção das cabeceiras de acesso do lado paraense, recém-retomada após um longo período de paralisação, agora depende do remanejamento de postes da rede de distribuição de energia, gerando um impasse burocrático que pode atrasar o cronograma.

Os aterros avançaram com velocidade nos últimos dias e já é possível perceber o acesso tomando forma. A obra não está parada, porém conforme o aterro vai ganhando volume, esse momento em que a remoção da rede elétrica será imprescindível se aproxima.

A Equatorial Pará citou que o procedimento para esse tipo de serviço exige uma solicitação formal por parte da construtora responsável pela obra, o que só ocorreu no último dia 23 de setembro.

A Equatorial informou que já apresentou o orçamento para a execução do serviço à empresa executora e, no momento, “aguarda a devida aprovação para dar início aos trabalhos dentro do prazo planejado”. A concessionária destaca que a responsabilidade pela próxima etapa, a aprovação dos custos, não está sob sua alçada, colocando a decisão nas mãos dos responsáveis pela construção da ponte.

(Correio de Carajás. Foto: Jiripoca)